2 de dezembro de 2013

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA

Sendo uma técnica de ideação e criação de peças publicitárias e da sua linguagem, essencialmente persuasiva. Ao contrário do que se pressupõe, ela não se resume à redação dos materiais, mas abrange todo o processo criativo, desde o conceito inicial até o fechamento do job. Assim, hoje, o redator publicitário é responsável pela ideação da peça publicitária - pesquisa e criação - e pela forma como a linguagem entrará no contexto, reforçando o apelo persuasivo.
Por ser um trabalho criativo, na maioria das agências de publicidade, o redator publicitário e o designer gráfico formam uma "dupla de criação". Ela está presente em praticamente todas as mídias de propaganda: outdoors, flyers, folders, banners, displays, mídias exteriores, busdoors, anúncios de diversos gêneros, spots de rádio e roteiros de comerciais, entre outras. Com a emergência da propaganda on-line, a Redação Publicitária enfrenta novos desafios. É necessário saber aliar as peças virtuais aos imperativos da web, como o minimalismo, a dinâmica (agilidade) informacional e os recursos praticamente ilimitados da hipermídia. Assim, no contexto da tecnologia atual, o redator publicitário, além de um criador de sentidos, tornou-se um aglutinador de símbolos.


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